terça-feira, 21 de maio de 2013

Quadrilha nos Anos 60


Forrozeiros nos anos 60

Quadrilha nos anos 60

Arraiá da Epitácio
Aconteceu em Julho a tão esperada festa Junina com o tema: “Anos 60″

 A E.M.Epitacio Campos apresentou grupo dançante” Quadrilha nos Anos 60”, dançando ao som Sertanejo de Luiz Gonzaga. Mais uma vez a inovação foi além do estilizado, e os passos fugiram um pouco da coreografia tradicional. Apresentar uma quadrilha diferente, que teve como tema Diversidade Cultural, enfatizando o Tema do momento Anos 60. A “Festa” foi parar no arraiá da Comunidade Caiçara.
A E.M.Epitácio Campos e parceria SME e Comunidade do Bairro Caiçara. Apresentou com ornamentações e temáticas voltadas para os Anos 60, forró e a quadrilha, sem deixar de lado, a quadrilha tradicional, os alunos prepararam um show de dança para abrilhantar mais uma vez esta festa.
O nosso objetivo foi reunir alunos, famílias e comunidade. A equipe educativa mostrou e apresentou o trabalho que é feito com as crianças além da sala de aula. Festa junina representa um incentivo cultural.
Resgatar a tradição junina incentivando nossas crianças e jovens à cultura e educação, este foi o intuito do grupo “Quadrilha nos Anos 60” da E.M.Epitácio Campos do bairro Caiçara, mostrando a perfeição e dedicação dos brincantes durante o festejo junino. A tradição apresenta inovação e resgata a Diversidade Cultural como temática para esta edição.
Apresentando dentro desta temática fragmentos de música nos Anos 60 com o foco o tropicalismo foi um movimento musical, que também atingiu outras esferas culturais (artes plásticas cinema, poesia), surgido no Brasil no final da década de 1960. O marco inicial foi o Festival de Música Popular realizado em 1967 pela TV Record.

§  Influências e inovações
Na imagem percebemos a evolução das roupas vestidas na quadrilha da figura 1 (quadrilha de 1980) e da figura 2 (quadrilha atual)

O tropicalismo teve uma grande influência da cultura pop brasileira e internacional e de correntes de vanguarda como, por exemplo, o concretismo. O tropicalismo, também conhecido como Tropicália, foi inovador ao mesclar aspectos tradicionais da cultura nacional com inovações estéticas como, por exemplo, a pop art.
O tropicalismo inovou também em possibilitar um sincretismo entre vários estilos musicais como, por exemplo, rock, bossa nova, baião, samba, bolero, entre outros.
As letras das músicas possuíam um tom poético, elaborando críticas sociais e abordando temas do cotidiano de uma forma inovadora e criativa.
O tropicalismo foi muito importante no sentido em que serviu para modernizar a música brasileira, incorporando e desenvolvendo novos padrões estéticos. Neste sentido, foi um movimento cultural revolucionário, embora muito criticado no período. Influenciou as gerações musicais brasileiras nas décadas seguintes.

O incentivo não parte somente da gestão municipal, mas como a maior fonte estimuladora das ações culturais no município, é importante frisar o valor e a diversidade cultural existente em Caiçara. A diversidade cultural é despertada alguns sentidos da gente, como pelo cheiro das comidas típicas, pelos sons que ouvimos dos grupos que se apresentam no palco, seja também pelas barracas que reúnem informações sobre as representações culturais.

Com o Tema Diversidade Cultural a Escola apresentou neste momento a “Quadrilha nos Anos 60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário