Conhecida como um das festas mais populares do país, a festa junina é, no entanto, uma tradição que remete a países relacionados historicamente com o fenômeno pagão solstício, momento em que o sol atinge a maior declinação em latitude. Este acontecimento astronômico ocorre no verão e inverno, onde há, respectivamente, o dia e a noite mais longa do ano.
Em inúmeras culturas ancestrais, o solstício era festejado no dia 25 de dezembro, segundo o calendário Juliano. Já na Idade Média, após o cristianismo, a data continuou a ser comemorada, porém com o nome de Festa de São João.
No Brasil, a origem da festa junina também está relacionada às festas dos santos populares em Portugal, trazidas pelos colonizadores durante o período colonial e incorporadas aos nossos costumes. Por aqui, três santos católicos são homenageados: São Pedro, São João e Santo Antônio, este último de grande apelo popular por ser conhecido como o santo casamenteiro. E, alvo de inúmeras simpatias durante as comemorações para conseguir um(a) noivo(a).
Hoje as festividades se moldaram de acordo com cada região. No Nordeste, ao invés da clássica quadrilha, músicas rítmicas de marcação como o forró, baião e xote são as mais tradicionais. Já no Sudeste, a festa mantém a tradição das quermesses, com a dança da quadrilha e o casamento caipira em torno das fogueiras.
A decoração, outro item fundamental na organização de uma tradicional festa junina, também remonta aos colonizadores. Na época dos descobrimentos, os portugueses traziam da Ásia enfeites de papel e balões de ar quente e pólvora, hoje proibidos no Brasil, mas ainda utilizados em Portugal.
Para adaptar-se à proibição, utilizamos a imaginação na hora de decorar. Bandeirinhas em papel colorido, chapéu de palha, retalhos de tecidos e até objetos descartáveis podem compor um ambiente junino. O importante é deixar fluir a fantasia, utilizando qualquer produto que remeta ao campo para que seu evento seja um sucesso.
excelente post e como abordaram o tema, queremos aplicar um projeto assim no escola particular zona norte. Adorei o blog!
ResponderExcluirUMA BELA BOSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAlguém sabe me dizer se tem com diminuir a evolução e muita coisa para copiar
ResponderExcluir